A devoção a Nossa Senhora da humildade é muito antiga. Remonta aos primórdios da Igreja. Ela tem sua origem nos Evangelhos, especialmente no Evangelho segundo São Lucas 1, 46-55.
O texto expõe um canto de louvor a Deus, que sai dos lábios da Virgem Maria, em gratidão por toda a obra maravilhosa que o Senhor Deus está fazendo em sua vida. Maria exalta o amor e a misericórdia de Deus, que “olhou para a humildade de sua serva”. A partir daí nasceu a devoção a Nossa Senhora da Humildade.
A Virgem Maria é humilde porque, primeiramente, reconheceu seu lugar diante de Deus. Suas palavras e seu comportamento mostram que, para ela, Deus está acima de tudo. Ela é apenas criatura desse Deus, Pai de amor. Em segundo lugar porque Maria se coloca a serviço de Deus, como serva, independentemente das consequências que isso possa trazer para sua vida. Trata-se de um gesto concreto (e não apenas de palavras) que mostra a extrema humildade da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Diante do anúncio do anjo Gabriel, ela diz: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lc 1,38. A humildade de Maria, ao contrário da desobediência de Eva, faz com que o Filho de Deus venha a este mundo e salve a humanidade do pecado e da morte. Sua humildade inaugura uma nova era para o mundo.
“Ó querida e amada Senhora da Humildade, dai-me a graça de aprender com o vosso exemplo a ser uma pessoa humilde de coração. Arranca de mim todo orgulho e arrogância, que me impedem de reconhecer a vontade de Deus para minha vida. Ensina-me a acolher e a viver segundo a vontade de Deus, que é o verdadeiro caminho para a felicidade. Amém.
Sua construção foi iniciada a partir de um milagre atribuído a um belo afresco de Nossa Senhora da Humildade, pintado por volta do ano 1370.
Segundo os relatos, no dia 17 de julho de 1490, a cidade sofria com disputas de facções pelo poder. No meio dessa guerra sangrenta, algumas pessoas viram escorrer sangue da testa do afresco de Nossa Senhora. O fato mostrou que a Virgem sofria muito com a guerra e o sangue jorrado do afresco fez a guerra terminar. Tal milagre foi estudado e confirmado através do bispo Nicolau Pandolfini. Depois disso, famílias nobres de Pistoia decidiram se unir para construírem o santuário dedicado a Nossa Senhora da Humildade.
Agradecemos por ler até aqui!
Salve Maria!