A aparição ocorreu em Caravaggio, na Itália. Contexto em que se vivia era complicado, em 1431 a Itália foi dominada pelos venezianos, ocorreram divisões políticas e religiosas, surgimento de muitas heresias, ataques de bandidos. E foi nesse cenário que Nossa senhora quis aparecer
Nossa Senhora apareceu a uma camponesa que se chamava Joaneta. Era maltratada e humilhada pelo marido. Até que um dia, Joaneta chorando e colhendo pasto em um campo próximo avistou uma Senhora semelhante a uma rainha e cheia de bondade.
Pedidos de Nossa Senhora:
"Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e venho anunciar a Paz”. Também pediu que o povo fizesse penitência, jejuasse nas sextas-feiras e rezasse na igreja, no sábado à tarde, em agradecimento pelos castigos afastados, e que fosse erguida uma capela.
Onde estavam os pés de Nossa Senhora, brotou uma fonte de água, que existe até os dias de hoje, onde acontecem vários milagres.
Milagres:
Joaneta, como grande mensageira levou ao povo e os representantes da cidade a mensagem de Nossa Senhora. Quando Joaneta ia nas casas das pessoas levava um pouco da água da fonte milagrosa, e por meio dessa água acontecia curas extraordinárias! O que provava que a aparição era verdadeira.
Um dia chegou à margem da fonte milagrosa e incrédulo pegou um galho seco, atirou na água e disse: “Se é verdade que Nossa Senhora pisou esta terra, enverdeça este ramo”. E quando o bastão seco tocou a água, verdejou-se, brotaram galho, cobriu-se de folhas e desabrocharam flores. É por isso que é de costume representar a aparição de Caravaggio com um ramo florido entre a Virgem Maria e a vidente Joaneta.
Devoção no Brasil:
Chegou pelo imigrantes italianos, em 1879, em Farroupilha,RS. Antônio Franceschet e Pasqual Pasa construíram um oratório, de doze metros quadrados. A notícia se espalhou tão rápido que a obra ganhou doações tanto em dinheiro quanto em mão de obra, transformando o oratório em capela. A escolha do padroeiro, em princípio era Nossa Senhora de Loreto, porém como não tinha uma imagem da Santa, Natal Faoro ofereceu como empréstimo um pequeno quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália. A imagem ficou sobre um altarzinho, cuja inauguração ocorreu em 1979, ano do início da devoção a Nossa Senhora de Caravaggio no Brasil e o primeiro ano das romarias concorridas e numerosas.
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria,
que jamais se tem ouvido que deixásseis
de socorrer e consolar a quem vos invocou,
implorando a vossa proteção e assistência;
assim pois, animado com igual confiança,
como a Mãe amantíssima, ó Virgem das Virgens,
a Vós recorro, de Vós me valho,
gemendo sob o peso de meus pecados,
humildemente, me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas,
ó Virgem de Caravaggio,
mas dignai-vos de as ouvir propícia
e de me alcançar a graça que Vos peço.
Amém.
Poço de água, onde já aconteceram muitos milagres,no Santuário de Farroupilha, RS, Brasil.
Basílica Nossa Senhora de Caravaggio, em Caravaggio, Itália
Salve Maria!
Agradecemos por ler até aqui!