No dia de Nossa Senhora de Caná, a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.
O que pouca gente sabe é que o mistério da Epifania, além da visita dos Reis Magos, ainda contempla mais dois acontecimentos: o Batismo de Jesus e as Bodas de Caná. Com isso, o título de Nossa Senhora de Caná também é celebrado nessa data.
Recapitulando o Milagre das Bodas de Caná
A devoção à Nossa Senhora de Caná vem da famosa passagem da Bíblia, as bodas de Caná.
Maria estava nessas bodas junto com Jesus, com os Apóstolos e Maria Madalena. Ele ainda não se manifestara através de milagres públicos como o Filho de Deus. Porém, na sua delicada solicitude materna, Maria pediu que Jesus fizesse ali seu primeiro milagre: ”Eles já não têm vinho” (Jo 2,3). Jesus então lhe respondeu: ”Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”. Maria na sua fé agiu como se já o tivesse recebido, dizendo aos serventes: ”Fazei tudo o que Ele vos disser”. E o Senhor transformou a água em vinho.
Maria, na sua fé em Deus e a sua caridade pela humanidade, apressou a manifestação de seu filho, e Seu primeiro milagre público ocorreu por causa do pedido de sua Mãe. Assim, Jesus ensinou que intervém por intercessão da Virgem Maria, a santidade mais perfeita, acima de todos os Santos e Anjos do céu.
A Virgem Maria é a estrada reta que conduz à Jesus Cristo: o Caminho, a Verdade e a Vida. O seu exemplo de plena confiança e fé em Deus, de vida humilde de oração nos leva a compreender o verdadeiro sentido da nossa missão nesta Terra.
A primeira imagem da Virgem de Caná foi confeccionada em 1982 pelo sacerdote argentino Pe. Hector García, fundador do Movimento Evangelho de Caná, na cidade de Rosario, na Argentina.
Créditos: Santinhoz
Devoção no Brasil
No Brasil, a devoção chegou há onze anos através de um projeto missionário nas periferias de Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que se propunha a visitar famílias para meditar com elas o evangelho de Caná. A invocação à Nossa Senhora de Caná surgiu antes da imagem e logo se difundiu chegando à capital.
Hoje, a Associação Missionária Servos de Maria de Caná, sediada na Arquidiocese do Rio, realiza uma importante missão, que é gerir a Capela de Nossa Senhora de Caná, única do Brasil, que fica localizada dentro do Penha Shopping, onde temos a imagem oficial de Nossa Senhora de Caná do Brasil, que foi abençoada por Dom Alano Maria Pena em 2011 e que é rosa justamente para simbolizar a alegria da festa de Caná. A imagem tem duas talhas aos pés, que simbolizam o esposo e a esposa, já que Maria de Caná é padroeira dos cônjuges e protetora das famílias.
Nossa Senhora de Caná, Mãe da Divina Misericórdia, ensinai-nos a falar do amor de Deus. Ensinai-nos a confiar sempre no Senhor. Ensinai-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser. Ensinais-nos a orar para que Jesus transforme nossas vidas. Ensinai-nos a falar da vida nova, da alegria, da graça que Deus nos dá a todo instante. Nossa Senhora de Caná, rogai por nós que sempre precisamos de vós. Amém.
Agradecemos por ler até aqui!
Salve Maria!