A aparição ocorreu no ano de 1858 . A Virgem Santíssima apareceu na gruta Massabielle, na França a uma jovem de 14 anos chamada Bernadete que hoje é santa. Ao todo ocorreram 18 aparições.
Bernadette Soubirous
Tudo começou quando Bernadete e outras duas meninas foram buscar lenha nas margens do rio Gave. A própria Santa Bernadete narra esse momento.
“Minhas duas companheiras se colocaram em condição de atravessar a água que estava diante da gruta. Elas a atravessaram e começaram a chorar. Perguntei-lhes por que choravam, e disseram-me que a água estava gelada."
O problema é que Bernadete era asmática e não podia entrar na água gelada, ela até chegou a perguntar para as outras meninas se podiam colocar pedras na água para atravessar, porém elas negaram. Foi então que Bernadete resolveu desobedecer sua mãe e começou a tirar os sapatos.....
Quando começou a tirar a primeira meia ouviu um barulho como se fosse uma ventania.
"Então girei a cabeça para o lado do gramado, do lado oposto da gruta. Vi que as árvores não se moviam, então continuei a tirar meus sapatos." disse ela
Porém, ouviu mais uma vez o barulho e assim que levantou a cabeça viu uma Dama!
Esta é a foto do Rio Gave, onde Bernadete e as outras duas meninas foram buscar lenha.
"Tinha um vestido branco, um véu branco, um cinto azul e uma rosa em cada pé, da cor da corda do seu terço."
Bernadete achava que era uma ilusão, esfregava os olhos mas nada mudava, então fez o sinal da cruz e começou a rezar o terço com a Dama.
A linda Dama ao longo do terço não movia os lábios, só acompanhava as contas com Bernadete. Por quê?
1- Porque Nossa Senhora não pode rezar o Pai-Nosso, pois diz " perdoai as nossas ofensas" e Nossa Senhora não tem pecado.
2- Não pode rezar Ave- Maria pra ela mesma .
3- Algumas fontes dizem que Nossa Senhora se juntava a Bernadete no Glória ao Pai.
Na segunda aparição, Bernadete voltou com as outras duas meninas para a gruta, rezaram a primeira dezena do terço e a Dama apareceu, porém só Bernadete a via. Começou a jogar água benta nela, e adivinha o que aconteceu? Nossa Senhora começou a sorrir e quanto mais Bernadete jogava,mais ela sorria. Bernadete movida pelo temor, aspergiu tanto a Dama que a garrafa ficou vazia!
A história começou a se espalhar.....
Foi só na terceira aparição que a Dama falou. Nossa Senhora perguntou a ela se gostaria de voltar na gruta durante quinze dias e Bernadete disse sim. Há vários relatos que contam como era agradável ver Bernadete saudar com as mãos e com a cabeça, pois tinha aprendido com Nossa Senhora, também começou a entrar em êxtases. Voltando para casa com sua mãe, contou que a Senhora “teve a bondade de ensinar, palavra por palavra, uma oração somente para ela”. Ela a rezou todos os dias de sua vida, sem nunca revelá-la.
1- Rezar pela conversão dos pecadores
2- Fazer penitência, penitência, penitência
3- Além da recomendação de “beijar a terra em penitência pelos pecadores"
O impressionante: é como Bernadete fez tudo o que a Virgem Maria pediu de forma perfeita, por mais difícil que foi, pois foi amaçada, queriam prendê-la, lidou com a incompreensão das pessoas, foi para o interrogatório e lá as pessoas queriam armar ciladas para ela , mas nunca tiveram sucesso. Apesar disso tudo, a Dama lhe fez uma promessa, não só pra ela, mas para todos nós :
“Disse-me também que não me prometia tornar-me feliz neste mundo, mas no outro”.
Uma delas como já mencionei, era beijar a terra e o interessante era que Bernadete fazia isso durante as aparições e como tinha muitas pessoas, elas a imitavam. Nossa Senhora pediu a Bernadete para beber e se lavar na fonte que era na gruta o problema era que essa água era extremamente suja e após várias tentativas Bernadete conseguiu beber e quando foi se lavar seu rosto ficou todo sujo. Nossa Senhora também pediu para comer a grama da gruta, isso aconteceu uma vez, porém Bernadete não soube o porquê. Todo mundo que estava acompanhando todas essas cenas achavam que Bernadete estava louca.
Foi na décima segunda aparição que quase todas as pessoas ( cerca de 1500 ), começaram a imitar Bernadete, comer ervas, beber a água da gruta e se constatou que a água brotava cada vez mais limpa e abundante.
Testemunho de um padre que compareceu!
Foi o Pe. Antoine Dezirat, ele escreveu: “Só Bernadette viu a aparição, mas todo o mundo tinha como que o sentimento de sua presença. [...] Respeito, silêncio, recolhimento, reinavam por todo lado. [...] Oh! como estava bom. Eu acreditava estar no vestíbulo do Paraíso!”.
Catherine Latapie, grávida de nove meses, tinha paralisados dois dedos da mão direita. Esse problema a impedia de atender às necessidades do lar e dos filhos. Ela colocou a mão na água e sentiu um grande bem-estar, com os dedos movimentando-se naturalmente!
" QUE SOY ERA IMMACULADA COUNCEPCIOU"
Foi na decima sexta aparição que Nossa Senhora disse seu nome!
“Depois dos quinze dias, eu lhe perguntei de novo seu nome, três vezes seguidas. Ela sorria sempre. Por fim ousei uma quarta vez, e foi então que ela, com os dois braços ao longo do corpo [como na Medalha Milagrosa], levantou os olhos ao Céu e depois me disse, juntando as mãos na altura do peito, que ela era a Imaculada Conceição”.
Foi em abril que aconteceu o episódio mais marcante relacionado às luzes, o chamado “milagre da vela”. Uma grande vela, levada por alguém que tinha alcançado uma graça, estava apoiada no chão. Bernadette tentava, com sua mão, proteger a chama da corrente de ar. Mas, de tão concentrada em suas orações, não posicionou corretamente a mão, que pairou sobre o pavio, de modo que a chama da vela passava por entre os seus dedos. A jovem assim ficou por um longo período, sem que as chamas lhe queimassem ou provocassem dores.
Desde então, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes está sempre repleto de velas oferecidas pelos peregrinos. Elas permanecem acesas dia e noite, com a ajuda de uma equipe de voluntários. Anualmente, cerca de 700 toneladas de velas são acesas no complexo francês!
Na época, quando Santa Catarina Labouré soube, das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, exclamou: “É a mesma!”.
E ainda disse : “Se os superiores tivessem querido, a Santa Virgem teria escolhido nossa capela” para operar os milagres de Lourdes, disse.
Ultima aparição ocorreu em 6 de julho 1858.
A partir desse dia Berdadete, só veria Nossa Senhora de novo, no dia no dia 16 de abril de 1879 quando fez sua páscoa definitiva.
A mensagem : Nossa Senhora além de nos alertar sobre a penitência e rezar pela conversão dos pecadores, quis mostrar a importância da oração (amar Deus), em todas as aparições de Nossa Senhora houve oração e Bernadete soube amar a Deus através da Virgem Maria, além de lembrar através das águas de lourdes, o nosso Batismo. Foi por meio dele que nos tornamos filhos de Deus e recordamos a vitória de Deus através do mesmo, vencendo Satanás, já em Maria foi em seu ventre que ocorreu a primeira derrota de Satanás.
Bernadete morreu aos 35 anos de tuberculose. Seu corpo está incorrupto até hoje e pode ser visitado. E é um dos milagres que a ciência não conseguiu explicar!
Primeira exumação em 22 de setembro de 1909, trinta anos após o velório!
Constataram que o corpo não inalava qualquer odor, como também estava em perfeito estado de conservação. A pele estava macia e com resistência quase normal, o que é inexplicável pelas leis da natureza.
O corpo foi exumado mais duas vezes e com as mesmas constatações de incorruptibilidade milagrosa.
“Sob a Tua proteção procuramos refúgio, Virgem Imaculada de Lourdes que és o modelo perfeito da criação segundo o plano original de Deus. A Ti, neste dia, confiamos os doentes, os idosos, as pessoas sozinhas: alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada um a força necessária para realizar a vontade de Deus.
Sê o amparo de todos que aliviam, dia após dia, os sofrimentos destes irmãos. E ajuda-nos a crescer no conhecimento de Cristo, que com a Sua morte e ressurreição venceu o poder do mal e da morte.”
Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós!
A piscina de Lourdes segundo mandou Nossa Senhora a Santa Bernadette. As piscinas de Lourdes são banheiras nas quais os peregrinos são imersos individualmente por alguns segundos para receber benefícios físicos e espirituais.
A água acabou sendo milagrosa e nunca deixou de fluir desde então.
Local das aparições na França.
Santuário de Lourdes, na França.
Inicie a novena, todos os dias, fazendo o sinal da cruz: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por ser Vós quem sois, e porque Vos amo sobre todas as coisas, a mim me pesa, de todo coração, ter-Vos ofendido, e proponho firmemente nunca mais pecar, confessar-me, cumprir a penitência que me for imposta e apartar-me de todas as ocasiões de ofender-Vos.
Ofereço-Vos minha vida, minhas obras e meu trabalhos em satisfação de todos meus pecados; e confio em Vossa bondade e misericórdia infinita para que me perdoeis pelos méritos de Vosso preciosíssimo Sangue, Paixão e Morte, e me dareis graça para emendar-me e para perseverar em Vosso santo serviço até o fim de minha vida. Amém.
Debaixo de vosso amparo, acolhemo-nos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis nossas súplicas nas necessidades, mas sim livrai-nos de todos os perigos.
Oh, sempre Virgem gloriosa e bendita!
V. Rogai por nós, Oh, Virgem de Lourdes!
R. Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Rainha Imaculada que, aparecendo pessoalmente tal qual nascestes, a Senhora, na gruta de Lourdes, honrastes com vosso benigno olhar e com a comunicação de vossos segredos a pobre e enferma Bernadete, tanto menos estimada dos homens pela falta de toda cultura, quanto mais aceita por Vós pela pureza de sua inocência e o fervor de sua devoção;
Obtende para nós a graça de que, pondo sempre nossa glória em fazer-nos gratos ao Senhor com uma vida inteiramente conforme a nossos deveres, nós sejamos, ao mesmo tempo, merecedores sempre de vossas especiais bênçãos. Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oh, Deus eterno e compassivo, concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Oh, Virgem de Lourdes! Escolhida por Deus para ser Mãe de Jesus, tesoureira das divinas graças, refúgio e advogada dos pecadores! Prostrado humildemente a vossos pés, suplico-vos que sejais minha guia e saúde neste vale de lágrimas, porque nada posso nem devo fazer sem vós. Alcançai-me de vosso divino Filho o perdão de meus pecados, a perseverança no bem e a salvação de minha alma, para ser eternamente feliz e com sorte em vossa doce companhia nas mansões da glória. Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oh, Deus eterno e compassivo! Concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Oh, Virgem de Lourdes e Mãe minha, vida e esperança dos pobres, ancora dos náufragos, saúde dos enfermos e esperança dos que agonizam e morrem! Oh, Mãe minha! Depois de Deus, vós sois e serás minha única esperança nas tentações e perigos, na vida e na hora de minha morte.
Não me deixes, oh, Maria! Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oh, Deus eterno e compassivo! Concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Oh, Virgem puríssima de Lourdes! Vida de minha alma, alívio de minhas penas, suavidade e doçura de minhas aflições! As portas de vosso coração, oh, Mãe minha, chama este pecador enfermo, cuja dor, neste momento, é tão grande como seus pecados.
Compadecei-Vos de mim, não me deixes, olhai com olhos de compaixão. Sanai-me, como Jesus aos leprosos, curai-me para que adore a Deus eternamente. Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oh, Deus eterno e compassivo! Concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Oh, Virgem de Lourdes e rainha dos anjos, em cujos olhos brilha a fé que abrasa vosso Espírito! Ensinai-me a crer, mas a crer trabalhando, porque a fé sem obras é morta; porque os que estão cheios de pecados, que não fazem conforme a crença católica, estão nos calabouços do inferno.
Ajudai-me a crer na palavra divina e a trabalhar como Deus e a Igreja me mandam crer e trabalhar, pois a fé é luz e tem que iluminar minha alma e a conduzir pela senda da eterna bem-aventurança. Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oh, Deus eterno e compassivo! Concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Oh, Virgem de Lourdes e Virgem das virgens, açucena candíssima, Virgem Imaculada, pomba sem mancha! Vós, que fostes concebida sem pecado, que tanto amais a castidade e tanto quereis a vossos filhos, tende compaixão de mim e livrai-me desta penosa concupiscência que me afunda em um mar de pecados.
Alcançai-me de vosso Filho a graça da castidade, para viver na terra como os anjos do Céu. Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oração final para todos os dias.
Oh, Deus eterno e compassivo! Concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Oh, Virgem de Lourdes e soberana imperatriz dos céus, que, por amor a pobreza, vos sujeitastes a todas as privações e escassez dos pobres, ensinai-me a depreciar os luxos e presentes, e inspirai-me amor e compaixão aos pobres para conseguir com a isso o reino dos céus. Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oh, Deus eterno e compassivo! Concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Oh, Virgem de Lourdes, exemplar sublime de obediência, que se fazendo escrava do Senhor e humilhando-vos até viver sem própria vontade, merecestes que vos chamassem de bendita todas as gerações! Ensinai-me e ajudai-me, como a menina Bernadete, a ser obediente até a morte, porque a obediência é melhor que os sacrifícios, e quem segue obedecendo a Deus conseguirá chegar até o céu. Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oh, Deus eterno e compassivo! Concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
Rezar a oração inicial para todos os dias.
Oh, Virgem de Lourdes, rainha dos mártires e esperança dos aflitos! Pela heroica paciência que resplandeceu em todos os atos de vossa vida mortal, desde Belém ao Calvário, desde a profecia de Simão até que Vos arrancaram dos braços o cadáver ensanguentado de vosso divino Filho, tende misericórdia de mim e ajudai-me a levar com cristã resignação o peso das cruzes que o Senhor tenha a enviar-me, para ganhar minha eterna felicidade na glória e viver em vossa doce companhia por todos os séculos. Amém.
Três Ave-Marias e um Glória.
Pedir a graça que se deseja obter com esta novena.
Oh, Deus eterno e compassivo! Concedei-nos a graça de viver santa e cristãmente, venerando a Virgem Santíssima de Lourdes, para que sejamos dignos de sua intercessão na vida e na hora da morte.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Rezar a oração final para todos os dias.
A fonte da "água milagrosa" de Lourdes, enquanto acontecia a procissão das velas, outubro 2013.
Salve Maria!
Agradecemos por ler até aqui!!