A aparição ocorre no século XVI, mais exatamente em 1560, na Polônia.
Contexto histórico: A crise protestante ia para seu auge na Europa. Muitas regiões tinham-se desligado da verdadeira Religião Católica, até mesmo países que se destacavam na história do catolicismo, como a Áustria e a Polônia, sofriam pela intensa atuação de seitas protestantes.
Para consertar o moinho, o proprietário foi buscar madeira na floresta e foi nesse caminho que apareceu a Mãe de Deus. Após essa visão, ele voltou à cidade e narrou o acontecido, porém ninguém acreditava no que Rycht dizia. Até porque, as heresias protestantes da época tinham desprezo pela Virgem Maria e afirmar que Ela tinha aparecido era considerado "fora da moda".
E como consequência a aparição caiu no aparecimento.
Acontece que em 1578 no mesmo local, a Virgem Santíssima apareceu três vezes para um lenhador da mesma cidade de Lezajsk, chamado Tomás Michalkow que era grande devoto da Virgem Maria e costumava rezar enquanto estava na floresta. Um dia, Thomas Michalek, caminhando pela floresta, viu uma luz brilhante, na qual a Virgem Santíssima apareceu.
A Virgem disse: "Thomas, eu escolhi este lugar. Aqui meu Filho será amado e respeitado e quem invocar minha intercessão receberá minha bênção". Nossa Senhora pediu para alertar as autoridades para que fosse construída uma igreja. Porém Thomas assustado, não fez nada.
Na segunda aparição Nossa Senhora pediu que agisse e acabasse com o silêncio, então Thomas foi às autoridades, mas não acreditaram nele. Só após muitas tentativas, conseguiu convencer os vereadores da cidade para colocar uma imagem de Nosso Senhor, durante a Semana Santa, no local das aparições. Tomás continuou insistindo, mas não conseguia nada de concreto.
Construção da Capela:
Foi através da conversão de um protestante. Chamava-se Kasper Gluchowski, ele foi atingido por uma paralisia e foi curado milagrosamente, por isso converteu-se ao catolicismo. Em 1598 ele mandou construir uma capela de madeira no local das aparições, onde foi colocado um quadro de Nossa Senhora com o Menino Jesus.
Os milagres no local das aparições, começaram a atrair muitos devotos. A fama aumentou a tal ponto, que os padres diocesanos não mais conseguiam dar conta das necessidades espirituais dos numerosos peregrinos que iam ali. Pediram ao bispo da região que trouxesse uma ordem religiosa para atender os fiéis. Assim, o bispo Maciej Pstrokonski, no ano de 1608, concedeu aos padres bernardinos a posse da capela e do quadro milagroso. Logo depois, iniciou-se a construção de uma igreja e de um convento.
Papa Bento XIV
Coroação da Imagem:
Após grande pesquisa sobre os numerosos milagres, o bispo Henry Firliz, confirmou a origem sobrenatural do milagre e com isso o Papa Bento XIV autorizou a coroação da imagem e abençou pessoalmente a coroa. A cerimônia foi de forma solene reconhecendo-A como verdadeira Rainha do país, tendo o próprio Pontífice abençoado a coroa. A cerimônia da coroação foi 8 de Setembro de 1752 e a coroa valiosíssima, foi financiada pelo comandante Josef Potocki.
Tendo a Polônia caído sob o domínio comunista, parecia que os numerosos santuários teriam seu fim, sendo transformados em depósitos, cinemas ou piscinas, como ocorreu na extinta União Soviética. Em Lezajsk, felizmente, não aconteceu isto. Diante da enorme reação religiosa do povo, os comunistas preferiram contemporizar. Um exemplo de devoção: quando em setembro de 1952 comemoravam-se os 200 anos da coroação do quadro milagroso, teve lugar uma solene celebração à qual compareceram 300.000 fiéis.
Salve Maria!
Agradecemos por ler até aqui!