O título de Nossa Senhora da Apresentação surgiu de uma Tradição cristã muito antiga que narra a apresentação de Maria, feita por seus pais, Joaquim e Ana, no templo de Jerusalém.
Maria tinha, apenas três anos de idade. A Tradição Cristã conta que a Virgem Maria, ainda criança, consagrou sua vida, seu corpo, seu coração e entregou-se totalmente a Deus, oferecendo-se para servir a Ele como Ele quisesse.
A primeira paróquia de Nossa Senhora da Apresentação no Brasil foi fundada em 1599.
Em Natal, atual Estado do Rio Grande do Norte. Isso aconteceu porque ali foi encontrada uma imagem da Santa. A igreja, que antes era chamada Catedral de Natal, hoje Igreja de Nossa Senhora da Apresentação. Na mesma praça foi celebrada pelo então padre Gaspar Moperes, no dia 25 de dezembro de 1599, a primeira missa da cidade.
Em Natal, celebra-se o dia da padroeira em 21 de novembro.
Porém, as festas se iniciam no dia 11 de novembro e se estendem até o dia 21, com celebrações e missas, principalmente na Pedra do Rosário (lugar onde foi encontrada a imagem da padroeira), na Catedral Metropolitana e na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral).
Maria, Nossa Senhora da Apresentação que, ainda criança, subistes ao Templo para vos consagrar inteiramente a Deus, praticando assim o ato do amor-entrega, o mais agradável ao Senhor; Seja-vos também agradável, a nossa homenagem, a nossa entrega ao vosso coração de Mãe. Consagrastes ao Senhor, ó Rainha do Céu, o vosso espírito e vosso coração, o vosso corpo e todo o vosso ser pelo sacrifício total, o mais generoso e desinteressado, pela mais solene imolação. Nós, aqui na terra, nos unimos aos anjos que assistiram vossa oferta de amor que é como um sinal da entrega que todos devemos fazer ao Senhor. Por isso, cantamos as glórias da vossa apresentação.
Amém.
Agradecemos por ler até aqui!
Salve Maria!