Quando ocorreu?
A aparição ocorreu segundo a tradição cristã, esse título de Nossa Senhora tem origem há mais de 1900 anos, ou seja, na época dos apóstolos.
A aparição:
Nossa Senhora apareceu a São Tiago, o responsável pela pregação do Santo Evangelho na Espanha.
Pórem antes de São Tiago ir para sua missão evangelizadora na Espanha, ele implorou a bênção de Maria Santíssima, como era de costume entre os apóstolos
Enquanto abençoava São Tiago, Maria disse: "Vai, meu filho, cumpre a ordem de teu Mestre, e por Ele te rogo que, naquela cidade da Espanha em que maior número de almas converteres a fé, edifiques uma igreja em minha memória, conforme o que eu te manifestar”.
Apóstolo São Tiago
Durante a viagem até Zaragoza São Tiago, conseguiu converter oito pessoas a Jesus Cristo. A noite parou para descansar. Em uma dessas noites, descansando com seus discípulos, São Tiago escutou vozes de anjos cantando:
"Ave Maria, cheia de graça!” Ajoelhando-se, São Tiago pode ver a Santíssima Virgem sentada num pilar de mármore no meio de um coro de anjos.
Pedido de Nossa Senhora:
Nesse momento, Maria disse carinhosamente a ele: ”Eis aqui, meu filho, o lugar assinalado e destinado à minha honra, no qual, por teu cuidado e em minha memória, quero que seja edificada uma igreja; conserva este pilar onde estou sentada, porque meu Filho e teu Mestre enviou-o do céu pelas mãos dos anjos; junto a ele assentarás o altar da capela, e nele obrará a virtude do Altíssimo os portentos e maravilhas de minha intercessão, para com aqueles que, em suas necessidades, implorarem o meu patrocínio; e este pilar permanecerá aqui até o fim do mundo, e nunca faltarão nesta cidade verdadeiros cristãos que honrem o nome de Jesus Cristo, o meu Filho”. De repente, o coro de anjos levou Maria para sua casa em Jerusalém.
Construção da Capela:
Depois da aparição a Virgem Maria ainda viveu por mais onze anos, antes de ser assunta aos céus. Tocado com a aparição, São Tiago logo construiu uma capelinha naquele lugar, com o auxílio dos oito discípulos, e colocou o pilar na parte de cima do altar. A Basílica existe até os dias de hoje. Dessa forma, surgiu título Nossa Senhora do Pilar, que até hoje é bastante venerada na igreja católica espanhola. Já se passaram vinte séculos desde a aparição de Nossa Senhora a São Tiago. E apesar das invasões muçulmanas, guerras, o pilar sagrado continua intacto na basílica de Zaragoza, sob a proteção da Virgem Maria.
O incrível milagre:
Entre os diversos milagres o mais famoso é o de Miguel Juan Pellicer. Ele caiu em caiu de um reboque e uma roda atingiu-lhe a perna direita, esmagando “o centro da tíbia”e sentindo dores insuportáveis decidiu ir à Zaragoza para pedir a proteção da Virgem. Depois de percorrer quase 300 quilômetros sob um sol violento, chegou no Santuário quase morrendo e dirigiu-se a imagem de Nossa Senhora e disse: "Salva-me pois estou morrendo!” Apesar de ter sido internado no Hospital de Saragossa e de ter recebido tantos remédios, não foi curado. No final do mês, sua perna foi amputada “quatro dedos acima do joelho“, única solução para salvar-lhe a vida. Só obteve alta um ano após, tendo recebido muletas, perna artificial e outras coisas.
Ele pedia esmolas em frente ao santuário, mas foi reconhecido por alguns peregrinos, que o convenceram a voltar à casa dos pais.
Chegando na casa dos pais, foi dormir. Pouco depois, a mãe do jovem entrou no quarto e sentiu intenso perfume “como de Paraíso” e percebeu que dois pés se mostravam, fora da coberta. Chamou, então, o pai e os ambos pensaram que se tratava do soldado que teria errado de quarto, mas, ao levantarem a coberta, descobriram que era o próprio filho e que a perna amputada reaparecera, com as mesmas características e cicatrizes e um círculo vermelho no local onde fora amputada!
Um processo canônico teve início em 5 de junho de 1640. No dia 22 de abril de 1641, a Câmara Municipal de Calanda elegeu Nossa Senhora do Pilar como padroeira da cidade. Em seguida, no dia 27 do mesmo mês, Monsenhor Apaolaza, Arcebispo de Saragossa, anunciou: “Nós dizemos, pronunciamos e declaramos que Miguel Juan Pellicer (…) recuperou, milagrosamente, a perna direita que havia sido amputada; esta restituição não foi obra da natureza, mas foi operada de maneira admirável e milagrosa e deve ser registrada como um milagre”.
A imagem foi coroada canonicamente em 1905 durante o pontíficado do Papa Pio X.
Nossa Senhora do Pilar é conhecida, é conhecida também como consoladora dos aflitos, refúgio dos pecadores e Mãe da Espanha. Sua festa comemorada no dia 12 de outubro.
Conheça agora os locais turísticos dessa aparição!
Virgem Senhora do Pilar, eis-me aqui na vossa presença, para suplicar a vossa proteção e merecer os vossos favores. Se pecador eu sou, em compensação, vós sóis Mãe de clemência e misericórdia. Qual pecador arrependido, eu me prostro a vossos pés: pelas minhas faltas, fui até hoje um filho ingrato. No futuro não mais será assim, eu vo-lo prometo e ao querido Jesus que tendes em vossos braços. Não mais quero pecar, e tudo quero fazer para que os outros também vos conheçam e vos consagrem todo amor. Ó Virgem Santíssima do Pilar, sede sempre minha mãe Protetora, durante toda minha vida e na hora da minha morte. Nossa Senhora do Pilar,
Rogai por nós!
Amém!
Salve Maria!
Agrademos por ler até aqui.