Fray Alonso de Espinosa, no ano de 1594, registrou uma lenda sobre uma imagem da Virgem Maria, na qual ela carrega uma criança em sua mão direita e uma vela verde na mão esquerda. A estátua foi encontrada por dois pastores em 1392, na praia de Chimisay (Güímar).
Um dos pastores tentou acertar uma pedra na imagem, mas não conseguiu porque seu braço ficou paralisado. Já o outro acabou esfaqueando a si mesmo ao tentar esfaquear a imagem da Santa. Os pastores contaram ao rei local sobre o acontecido e voltaram à imagem, porém, dessa vez, com reverência e temor. Depois disso, a imagem foi levada para a Cueva de Chinguaro, onde ficava o rei.
Após a chegada dos cristãos à ilha, a estátua da Virgem foi levada para Cueva de Achbinico, situada onde, hoje, fica a cidade de Candelária. O bispo das Canárias, Bartolomé García Jiménez, foi o responsável pela construção do primeiro santuário dedicado à Virgem. A construção começou em 1668 e terminou em 1672. O santuário era muito grande, porém o templo veio abaixo num incêndio no dia 15 de fevereiro de 1789.
Depois das Ilhas Canárias, a devoção à Virgem chegou à América. Hernán Cortés, famoso Marquês do local, foi um dos responsáveis pelo crescimento da devoção a Nossa Senhora da Candelária. Ele possuía, em seu pescoço, uma medalha da Virgem.
Infelizmente no ano de 1826, a estátua da Virgem foi perdida durante uma inundação. Porém, a devoção a Nossa Senhora da Candelária não se perdeu porque estava no coração do povo. Por isso, um ano depois, foi esculpida uma nova imagem, a mesma que se encontra atualmente na basílica.
No ano de 1599, o Papa Clemente VIII foi o responsável por nomear a Virgem como Padroeira das Ilhas Canárias. Mais tarde, em 12 de dezembro de 1867, a Santa foi declarada como Padroeira Principal das Ilhas Canárias, com um decreto da Sagrada Congregação dos Ritos do Papa Pio IX.
Os dias 2 de fevereiro e 15 de agosto são especiais para milhares de peregrinos, que vão não só de outros lugares das Ilhas Canárias como também da Espanha, em peregrinação ao santuário com o intuito de celebrar a festa da padroeira.
Mãe da luz, Mãe que ascendeu ao Reino dos Céus para nos proteger com o seu manto celeste da companhia do Senhor.
Louvada seja você e abençoada entre tudo o que existe entre o Céu e à Terra. Nossa Sra. da Candelária, que com a sua luz acompanha as almas perdidas para encontrar o caminho de Cristo.
Perpétua seja você no alto, hoje imploro-lhe, Mãe, que interceda para que seu servo (dizer o nome) seja melhor! Que me faça, mais forte e melhor, do que já sou só pela sua graça.
Porque a minha fé em você é infinita, assim como a sua graça. É por isso que vivo só por você e para você, porque você é minha esperança e minha proteção. Deixa-me banhar-te com a sua luz que pode purificar tudo.
Virgem, mantém-me longe do inimigo e liberta a minha alma de qualquer mal que possa querer meter-se entre este amor que confesso por você. Querida Mãe, ensina-me a tornar-me forte e a ter-te sempre no meu coração.
Peço como favor que me liberte as correntes que me ligam ao pecado e faça pó as tentações que põem a minha fé à prova e só assim me entregarei de corpo e alma à sua causa. Porque a sua luz me encontra ainda na noite mais escura. Porque Sua Graça me enche no abismo da palavra e da alma.
Amém!
Agradecemos por ler até aqui!
Salve Maria!