Santa Maria Maior é também invocada como Nossa Senhora das Neves devido a uma antiga lenda segundo a qual um casal romano que pedia à Virgem luzes para saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse erigido um templo, precisamente num lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve.
Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão: no dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a Basílica amanheceu inteiramente nevado.
Embora a lenda seja posterior à edificação da Basílica, deu lugar à festa de hoje, que é conhecida em muitos lugares como Nossa Senhora das Neves e a quem os alpinistas a têm por Padroeira.
Em Roma, desde tempos imemoriais, o povo fiel honra a nossa Mãe nesse templo sob a invocação de Salus Populi Romani. Todos acorrem ali para pedir favores e graças, na certeza de estarem num lugar onde sempre são ouvidos. João Paulo II também visitou Nossa Senhora nesse templo romano, pouco depois de ter sido eleito Papa.
Agradecemos por ler até aqui!
Salve Maria!