Segundo relata a lenda, a imagem de Nossa Senhora de Campanhã teria aparecido milagrosamente entre as matas, numa localidade rural, a algumas léguas de distância da cidade do Porto.
Atualmente existe na cidade do Porto a freguesia de Campanhã, e a bela Igreja de Nossa Senhora de Campanhã, na qual é venerada a milagrosa imagem, cuja festividade é celebrada no dia 8 de setembro a cada ano.
A devoção a Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora de Campanhã, é tão antiga que se perde no tempo. Nos tempos de seca, a imagem era levada em procissão até a cidade de Porto, pedindo a intercessão da Santa Mãe de Deus em momentos de dificuldade e provação.
O nome de “Campanhã” provém de uma antiga lenda medieval, das épocas em que os cristãos lutavam contra os invasores muçulmanos em toda a península ibérica. Neste caso, no ano de 824, travaram batalha do Califa de Córdoba Abderramão III e seu poderoso exército e o conde cristão Hermenegildo Guterres, auxiliado por seu genro Ordonho II, rei das Astúrias.
Os cristãos vitoriosos perseguiram os muçulmanos até a localidade do Rio Tinto, assim chamado por ter mudado o riacho de cor, com o sangue de tantos combatentes que sucumbiram, muçulmanos e cristãos.
Agradecemos por ler até aqui!
Salve Maria!