O início do culto à Nossa Senhora das Brotas começou em Portugal, após a aparição de Nossa Senhora para um pastor. Após esta aparição, ele alcançou uma graça e Nossa Senhora teria pedido para que os moradores da localidade de Aguiar edificassem uma capela no local da aparição, que hoje é o Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Durante séculos, esse Santuário vem sendo um dos principais centros de peregrinações em Portugal.
Segundo Severim de Faria, Nossa Senhora aparece ao pastor no momento em que começa a esfolar a vaca, pede-lhe para construir um santuário e, milagrosamente, faz uma pequena imagem com o osso do animal, que entretanto ressuscitou:
“Começou a esfolar e tendo cortada uma mão como de costume lhe apareceu a Senhora e lhe disse que lhe fizesse uma casa naquele lugar e venerasse aquela imagem a qual fez milagrosamente logo da canela da vaca que o pastor tinha cortado. E subitamente desapareceu ficando a vaca viva e sem lesão em algum membro”
O pastor já tinha esfolado parte da vaca e cortado uma das patas, quando se vê envolto numa luz e ouve a voz da Virgem que lhe diz para ir chamar todos os vizinhos para que presenciem o milagre. Quando estes chegam ao local do acontecimento, encontram a vaca viva e uma imagem feita pelos anjos com o osso da canela do animal:
“Estando ocupado nisto e tendo já esfolado parte da vaca, e cortada uma das mãos, se viu cercado de uma grande luz, e dentro dela ouviu uma voz que lhe disse: "não temas, nem te desconsoles, vai ao lugar, chama ou outros e quando vieres, acharas a tua vaca viva (…)" Quando voltou, achou a sua vaca ressuscitada e pastando, como se nada tivesse acontecido. Da canela da mesma vaca se achou uma imagem da Senhora, formada pelas mãos dos Anjos.
Está em baixa qualidade porque foi tirada a muito tempo.
Ó Virgem Santíssima, Nossa Senhora das Brotas, eis-nos prostrados aos vossos pés, humildes e confiantes, pedindo as graças de que necessitamos.
Queremos dizer que vos amamos de todo o coração, que vos veneramos e vos proclamamos Rainha Soberana do céu e da terra.
Ó Maria, Rainha do Universo, venerada sob o título de Nossa Senhora das Brotas, alcançai-nos do céu as graças de que necessitamos.
Movei vosso bendito Filho, que apertais em vossos braços, a abençoar os que vos invocam e a perdoar os inúmeros pecados cometidos contra Ele e contra Vós, Nossa Santa e Carinhosa Mãe.
Ó Senhora Soberana, Sol que faz brilhar aos cegos as verdades da fé, atraí-nos todos a vós com a esperança firme de sermos atendidos. Vós que tudo podeis, alcançai-nos as graças valiosas que vos imploramos.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...
Agradecemos por ler até aqui!
Salve Maria!