A aparição ocorreu em 16 de julho de 1841, na Itália Nossa Senhora aparece a São Simeão que era um dos monges do Carmelo, na aldeia de Acquafondata. Significado de Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”).
Devido a perseguições aos cristãos na Terra Santa, o grupo de eremitas do Monte Carmelo acabou vindo para a Europa, se estabelecendo na Inglaterra, onde vivia Simão. Com isso, Simeão começou a viver com os Eremitas do Carmelo.
Um dia rezando, Simeão suplicava com maior amor à Mãe do Carmelo sua proteção, recitando a bela oração por ele composta:
“Flor do Carmelo, vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar”!
Quando terminou a oração com os olhos cheios de lágrimas, vê a cela cheia de luz. Rodeada de anjos, em grande cortejo, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o escapulário.
E Nossa Senhora disse:
"Recebe, diletíssimo filho, este escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno."
Importância do Escapulário
O escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sacramental, ou seja, uma realidade visível, que nos conduz a Deus. Santa Teresa D'Ávila dizia que portar o escapulário era estar revestido com o hábito de Nossa Senhora. Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar, em primeiro lugar, a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo e ainda escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.
Foi feita uma adaptação para que os leigos também pudessem usar, que é da seguinte maneira: dois pedaços de pano ligados por um cordão, um com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e outro com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Atualmente existem vários tipos de escapulários, uns de metal, portanto o mais aconselhável usar o escapulário em sua forma original.
Posso comprar ou preciso ganhar?
Tanto faz. Não existe nenhuma regra que determine que o escapulário precisa ser doado. O que vale mesmo é o compromisso que você assume com Maria de, além de querer receber sua proteção, procurar colocar em prática na sua vida as virtudes que Ela ensina.
O primeiro escapulário que você usar deve ser imposto sobre você por um sacerdote. O padre irá fazer uma oração e colocar o escapulário em seu pescoço. Depois que o objeto estiver gasto ou arrebentar, o próprio fiel pode colocar o novo sobre si mesmo. Tradicionalmente, a imposição do escapulário acontece em 16 de julho, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo.
Qual o significado de quando o escapulário arrebenta?
A tradição também diz que, quando um escapulário se rompe, é porque o fiel que o usava foi livrado de alguma situação de perigo.
Nossa Senhora diz que todos aqueles que falecessem usando esse objeto de devoção seriam livrados do inferno.
Portanto, é importante que fique claro uma coisa, o Escapulário não é um amuleto. Não é porque você está usando o escapulário que você pode pecar quantas vezes você quiser que já está salvo. É importante que o Escapulário seja usado de forma piedosa.
O que é isso? Levar uma vida cristã coerente, seguindo os mandamentos de Deus e da Igreja. Buscando um contato mais íntimo com Deus mediante os sacramentos como: a Eucaristia e a Confissão.
Reconhecimento da Igreja Católica
A Igreja Católica reconheceu oficialmente o milagre, coroando a imagem em 16 de novembro de 1896, como resultado do decreto emitido pelo Vaticano em 22 de setembro de 1895.
Flor do Carmelo, vinha florida, esplendor do céu,
Oh! Mãe, Virgem singular,
Doce Mãe sempre Virgem,
Aos Carmelitas dai privilégio, Estrela do Mar
Oração final:
Bendita e Imaculada Virgem Maria, beleza e glória do Carmelo, vós que tratais com bondade inteiramente especial aqueles que se vestem do vosso amadíssimo hábito, volvei sobre mim também um olhar propício e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção.
Pelo vosso poder, fortificai a minha fraqueza; pela vossa sabedoria, esclarecei as trevas do meu espírito, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Ornai a minha alma com as virtudes que me faça agradável ao vosso Divino Filho e a vós.
Assisti-me, durante a vida, consolai-me na morte pela vossa amável presença à Santíssima Trindade, como vosso Filho dedicado para vos louvar e bendizer eternamente no paraíso. Amém.
Antífona:
Oração: Oh! Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que fostes contemplada pelo profeta Elias na nuvenzinha que subia do mar; depois, transformada em chuva copiosa, derramai sobre toda a humanidade as graças de vosso Coração Imaculado e convertei aos pobres pecadores.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final
Antífona:
Oração: Rainha e Mãe do Carmelo, Virgem Mãe Imaculada, que durante séculos fostes honrada em vossa maternidade divina no Monte Carmelo pelo profeta Elias e seus sucessores – os Filhos dos profetas –, fazei reinar em nossas famílias essa mesma entranhada devoção, que torne cada vez mais presente em nossos lares o vosso Divino Filho Jesus, que nos guarde para a vida eterna.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final
Antífona:
Oração: Oh, Maria Imaculada, Virgem Santíssima do Carmo, que visitastes vossos filhos Carmelitas no Monte Carmelo, consolando-os, dando-lhes graças abundantes, visitai também as nossas almas, ajudando-nos a fugir do pecado e a praticar com amor as obras de misericórdia.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final
Antífona:
Oração: Maria, Virgem imaculada, Rainha do Carmelo, lembrai-vos que vossos filhos carmelitas do Monte Carmelo após o Pentecostes abraçaram o Evangelho e o anunciaram por toda parte, ensinando também todos a vos conhecerem e amarem; e no Monte Carmelo, consagraram o primeiro templo do mundo em vossa honra. Dai-nos muitos missionários, que por toda parte vos façam conhecer para a dilatação do Reino de Jesus.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final:
Antífona:
Oração: Maria, Rainha e Mãe dos Carmelitas, que lhes destes como penhor da salvação o Santo Escapulário, nós vos agradecemos e vos suplicamos a graça de viver na fidelidade à Lei de Deus, para que, em nossa morte, possamos contar com a vossa presença e ir ao céu contemplar-vos eternamente.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final
Antífona:
Oração: Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que tendes concedido as mais extraordinárias graças por meio de vosso Santo Escapulário, ajudai-me a trazê-lo dignamente, conservando a pureza de coração e de costumes, repelindo tudo o que possa magoar o vosso olhar puríssimo.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final
Antífona
Oração: Rainha e Mãe do Carmelo, que fizestes grandes milagres por meio do Santo Escapulário, cobri o mundo com o esplendor de Vosso Imaculado Coração, para que seja enfraquecido o reino do mal e do pecado, e todos os povos se aproximem de Vós para imitar vossa pureza e caridade.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final
Antífona:
Oração: Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que sempre concedestes as maiores graças aos Carmelitas, enviai-nos muitas vocações sacerdotais, religiosas e para o Carmelo Secular, para que o vosso nome seja sempre mais glorificado, para a glória de vosso Filho Jesus Cristo.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final
Antífona:
Oração: Maria, Rainha e Mãe do Carmelo, que velais pela Santa Igreja com maternal amor, abençoai o Santo Padre, o nosso bispo, os sacerdotes, os religiosos e todo o povo cristão. Abençoai a cada um de nós que desejamos vossa proteção agora e na hora de nossa morte.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Oração final
Freiras carmelitas
Nossa Senhora do Carmo que deixastes o Santo Escapulário como sinal do Vosso amor e proteção.
Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho e devoto, pronto a Vos servir, disposto a Vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido:
(Peça a graça que você necessita)
Nossa Senhora do Carmo, nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.
Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.
Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
Mãe do Santo Escapulário, rogai por nós.
Madrinha da Obra Evangelizar é Preciso, intercedei por nós.
Amém
Salve Maria!
Agradecemos por ler até aqui!