9 de Dezembro de 1531, no México. Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto.
Nossa Senhora de Guadalupe, veio para acabar com essa idolatria e mudar a vida daquele povo sofrido. No ano de 1539, mais de 8 milhões de Astecas tinham abraçado a fé católica, convertendo-se e acabando com a idolatria pagã. No México e em todo o mundo, Nossa Senhora de Guadalupe é muito venerada.
Juan Diego estava indo para missa quando Nossa Senhora apareceu e lhe disse:
“Fica sabendo, filho muito querido, que eu sou a sempre Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus, e é meu desejo que me erijam um templo neste lugar, de onde, como Mãe piedosa tua e de teus semelhantes, mostrarei minha clemência amorosa e a compaixão que tenho dos naturais e daqueles que me amam e procuram; ouvirei seus rogos e súplicas, para dar-lhes consolo e alívio."
Depois dessa mensagem, Nossa Senhora pediu a Juan que falasse com o Bispo sobre o desejo de construir uma capela no local da aparição.
Juan foi a Bispo, mas este não lhe deu atenção. Juan se desculpa com a Virgem, dizendo: “Portanto, te peço que encarregues disso uma pessoa nobre e de importância, digna de respeito, e em quem se possa acreditar; perdoa, minha Rainha, o meu atrevimento, se me afastei do respeito devido à tua grandeza; que eu não tenha merecido tua indignação, nem te haja desagradado minha resposta”. Mas Nossa Senhora insiste que ele volte no Bispo novamente.
No dia seguinte, Juan estava a procura de um sacerdote pois seu tio estava muito doente e nesse momento a Virgem lhe aparece.
"Aonde vais, meu filho, e por que tomaste este caminho?”
"Escute, meu filho, não há nada o que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa.
Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo.
Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita”.
Nossa Senhora ordenou-lhe colher flores para o bispo. Embora fosse um local ermo e pedregoso, num dia de inverno, São João Diego subiu fielmente ao morro e ali achou roseiras em plena formação. Ele as colheu na sua “tilma” ou “ayate” (espécie de poncho de fibra vegetal) e as levou para o bispo.
Quando abriu a “tilma” as rosas caíram, e o bispo Zumárraga e todos os presentes ficaram espantados. Do pasmo passaram para a emoção vendo que na humilde “tilma” estava impressa uma imagem da Santíssima Virgem, mestiça e de indescritível beleza. Então todos caíram de joelhos...”
Quando Juan Diego foi visitar o seu tio, que curado disse: “Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de ‘Santa Maria de Guadalupe’, embora não tenha explicado o porquê”. Diante de tudo isso, muitos se converteram e o santuário foi construído.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais do que 20 anos e esse já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e, até hoje, os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção. No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem.
Nossa Senhora aparece como uma índia, morena, vestida como uma índia grávida. Em sua roupa está retratado o céu com a posição das estrelas do dia em que ela apareceu. Os astecas sabiam reconhecer estes sinais e isso foi decisivo para que a conversão daqueles povos acontecesse em massa. O Dr Richard Kuhn, Prêmio Nobel de Química 1938 concluiu:
“os pigmentos da imagem não são nem de origem animal, nem de origem vegetal, nem de origem mineral, nem de origem sintético. Não sou capaz de determinar de onde procedem os pigmentos".
Logo não são deste planeta.
A vasta quantidade de estudos científicos realizados com a imagem aponta que a Virgem de Guadalupe não foi pintada sobre o pobre tecido: ela está, de algum modo, estampada “acima” do tecido, como que “flutuando” ligeiramente sobre ele, sem tocá-lo!
Mas acontece que não é um quadro porque não há sinal de pincel. É como se a imagem tivesse sido fotocopiada acima do pano, e isso não tem explicação.
Não pode ser feito por mão humana e o que encontramos na imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é semelhante com o Santo Sudário.
É impossível, cientificamente, que sejam olhos pintados: são olhos vivos. Assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, estão refletidos nos olhos de Nossa Senhora as figuras do índio Juan Diego, do bispo da Cidade do México e do intérprete entre eles. Cientistas dos Estados Unidos estudaram as imagens refletidas e concluíram que as figuras não são pintadas, mas gravadas nos olhos de uma pessoa viva. O diminuto tamanho das córneas na imagem, de cerca de 7mm a 8mm, descartam a possibilidade de pintura. Além disso, o rudimentar tecido de fibras do cacto maguey apresenta poros e falhas na costura que são maiores que as próprias córneas da imagem. Nem mesmo a tecnologia de hoje permite reproduzir tamanha riqueza de detalhes sobre um tecido tão inadequado.
Os estudos dos olhos da Virgem de Guadalupe levaram à descoberta de 13 pequenas imagens. Mas as surpresas vão além. 1 milímetro da imagem foi ampliado 2.500 vezes e descobriu-se que, num dos seus pontinhos microscópicos, pode-se ver a pupila do bispo dom Zumárraga, que aparece por inteiro na pupila de Nossa Senhora. Acontece que, também na pupila do bispo, está refletida a imagem de Juan Diego mostrando o poncho com a imagem da Virgem de Guadalupe. A imagem de Juan Diego, portanto, aparece duas vezes: uma nos olhos da Virgem e outra nos olhos do bispo, que, por sua vez, está refletido nos olhos da Virgem.
Gostaria de indicar este pequeno vídeo pra vocês que está no youtube, ele conta sobre as descobertas dos cientistas sobre os olhos de Nossa Senhora e a nova mensagem que se diz a respeito da família. Aconselho fielmente a vocês verem e prometo que não irão se arrepender!
“Os estudos anteriores realizados na imagem da Virgem de Guadalupe mostram que as estrelas do manto são as constelações do céu no momento da sua aparição, assim como a posição de Júpiter naquela manhã e a simetria das flores do manto guadalupano representam proporcionalmente as principais colinas e vulcões da orografia do México; se toda a imagem guarda a proporção áurea, então tem simetria perfeita, por isso, tem música“, disse Fernando Ojeda, contador especialista em matemática.
Logo, “fui na origem da matemática, em Pitágoras, aquele sábio grego. Pitágoras sinalizou que onde há simetria perfeita, há música“.
E continua: “como suas posições eram diferentes, considerei que cada estrela e cada centro de flor, de acordo com sua posição, eram uma determinada nota musical”.
Ele colocou a imagem dentro do desenho de um retângulo áureo, e logo um especialista em música sobrepôs o desenho em um piano e anotaram as notas que expressava cada ponto das flores e das estrelas.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira. Declarou o Papa Bento XIV, em 1754:
“Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… Uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.
O próprio Juan Diego, serviu de exemplo para os índios, ele tinha fama de santidade, índios e espanhóis iam lhe pedir milagres. Ainda hoje, alguns pais de família na hora de dar a bênção a seus filhos dizem: “que Deus te faça como Juan Diego”.
Em 14 de novembro de 1991 um jovem simulando devoção depositou uma dinamita que destruiu todos os cristais da basílica e das casas das redondezas. Um crucifixo de Cristo de bronze do altar foi amassado e ficou irreconhecível.Mas a tilma não sofreu raspão nenhum, nem mesmo o vidro protetor que não era antibala.
Onde, Juan Diego Cuauhtlatoatzin cortou e coletou rosas a pedido de Nossa Senhora de Guadalupe para mostrá-las como prova de suas aparições ao Bispo Fray Juan de Zumarraga.
"Mãe do céu morena, Senhora da América Latina, de olhar e caridade tão divinos, de cor igual à cor de tantas raças. Virgem tão serena, Senhora destes povos tão sofridos, patrona dos pequenos e oprimidos, derrama sobre nós as tuas graças. Derrama sobre os jovens tua luz. Aos pobres, vem mostrar o teu Jesus. Ao mundo inteiro, traz o teu amor de mãe. Ensina quem tem tudo a partilhar, ensina quem tem pouco a não cansar, e faz o nosso povo caminhar em paz. Derrama a esperança sobre nós, ensina o povo a não calar a voz, desperta o coração de quem não acordou. Ensina que a justiça é condição de construir um mundo mais irmão. E faz o nosso povo conhecer Jesus."
Manto verdadeiro de Nossa Senhora de Guadalupe
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ó, Jesus, meu Senhor! Quão grande foi a minha cegueira, porque depois de me revelar a existência de um inferno eterno eu não tive medo da Tua Justiça. Abominável foi a minha loucura, porque ciente dos males do Pecado, tive coragem de cometê-lo, vivendo sem dar atenção ao Seu Amor infinito.
Ainda que eu mereça o Seu julgamento, Senhor, a Sua Misericórdia é maior do que a minha malícia; Sua bondade venceu a minha iniquidade, e eu me entrego ao Seu Amor, que me resgatou quando eu fugi de Vós.
Agora, arrependido(a), eu me lanço aos Teus pés, ó Doce Jesus!
Com todo o meu coração eu odeio, detesto, abomino o Pecado! Por amor a Ti, meu Salvador, a quem agradeço e peço para que me acompanhe por toda a Eternidade.
Amém.
Nossa Senhora de Guadalupe,
Mãe de Deus e Imperatriz da América,
aos Seus pés e diante de Seu infinito Amor,
acolhidos em Seu Santuário,
rogamos pela Sua interseção
e presença em nossa vida.
Estende Seu Manto Sagrado sobre nós,
guiando nossas condutas e decisões
para que jamais sejamos afetados
pelos males do Pecado;
Conduz os fiéis na direção do Amor, da Fraternidade e do Respeito;
Guia a Igreja e todos os Seus filhos que suplicam pela Paz e a Unidade
ao caminho da Misericórdia e da Luz que não se apaga.
Tudo isso vos pedimos, Mãe Santíssima de Guadalupe,
com esperança e confiança no Seu auxílio.
Rogai por nós, doce Virgem Imaculada, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Primeiro dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra, quando eu olho para o Trono da Tua Grandeza, posso Vê-lo coroar Nossa Senhora, a Maior de todas as criaturas depois de Ti. Mãe de Deus e também minha Mãe.
Mostraste a partir do Monte Tepeyac o quão amorosa é a Mãe que temos, ensinando-nos a amá-la, rogando pela Sua proteção.
Mais que isso, fizeste-nos enxergar Seu sofrimento ao testemunhar a dor atroz de Jesus na Cruz, em agonia de morte. Instruíste-nos a olhá-La como Mãe, ainda que não merecêssemos. Revelaste a nós o Seu Amor materno, compassivo e misericordioso, defensor de todos os pecadores.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Segundo dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra e que nos apresentaste à Virgem de Guadalupe, cremos e acolhemos Nossa Senhora como Advogada dos pecadores diante de Seu Julgamento.
Ela que, com Suas adoráveis mãos, não cessa de nos abençoar, orando e intercedendo a nosso favor.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas à Rainha dos anjos e dos homens, a quem agradecemos por abastecer nosso coração com os preciosos dons da caridade, da humildade e da obediência aos Teus Mandamentos.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Terceiro dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra, revelaste-nos Nossa Senhora de Guadalupe, envolta pelos raios do sol, em Luz de Graça e Santidade. Arrebataste nosso coração, enchendo-nos de felicidade.
Reunidos, oramos em humilde agradecimento pela Mãe que nos deste e que nos ensina a Te amar além de todas as coisas, bem como amá-la e amar nossos irmãos e irmãs, os reconhecendo como filhos Teus.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quarto dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra, iluminaste o nosso caminho e enriqueceste o nosso espírito revelando a Verdade sobre todas as coisas. Através de Guadalupe, mostraste o poder e a glória da Virgem Santíssima, a quem os próprios anjos prestam reverência.
Pois o que devo eu, então, fazer para glorificar Nossa Mãe? Já não ofereço a minha cabeça ou os meus braços, mas entrego o meu coração e a minha alma à Senhora de todos os povos, a fim de ser plantado(a) e regado(a) por Ela no jardim da Eternidade.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quinto dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra, indicaste-nos o Manto Sagrado da Virgem de Guadalupe, incomparável sob um dossel de estrelas; Combinaste a pureza com a humildade e reproduziste a mais bela de todas as mães, que nos mantém absortos diante de Seu Amor.
Meus olhos e meu coração fixam em Ti, Rainha do Céu, que revelaste a todos os Seus filhos o poder da caridade e do amor a Deus.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sexto dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra, permitiste que, por intermédio de Nossa Senhora de Guadalupe, encontrássemos o caminho da Verdade e da Vida.
Em nossa Mãe reconhecemos os Seus propósitos e virtudes, renegando as vaidades deste mundo e os vícios e instabilidades dos nossos atos.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sétimo dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra, abriste os nossos olhos para a perfeição de Nossa Senhora de Guadalupe que, humilde, apareceu a Juan Diego e não desdenhou de sua pobre tilma, estampando nela o Seu rosto incomparável.
Pedimos, pois, ó Pai, para que através da Virgem Imaculada, sustente-nos com Seu amor e ensine-nos a prática da caridade e da humildade.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Oitavo dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra, caminhaste junto da Virgem de Guadalupe e concedeste a Ela um Manto Glorioso, enriquecido pela caridade presente em Sua bênção maternal.
Concedei-nos a graça de experimentar a compaixão da Imperatriz da América, próximos de Seu coração Imaculado, e permite-nos sentir a Misericórdia e a Compaixão de Nossa Mãe.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Nono dia:
Ó Deus, Pai Misericordioso que Reina no Céu e na Terra, deste a Nossa Senhora de Guadalupe todos os dons maternos para a proteção de Seus filhos. Agora, o que não poderá ser alcançado através da interseção da Virgem Santíssima?
Nenhum obstáculo pôde cessar a milagrosa aparição de Guadalupe. Também assim, nada pode ofuscar o brilho de Nossa Senhora, Mãe de toda a humanidade e advogada dos pecadores!
Mãe Santíssima, vos pedimos: abre os Seus braços maternais sobre nós e acolhe nossas súplicas; Mostra-nos Sua Compaixão infinita e conduz-nos ao Perdão e o Amor de Deus.
Pai Nosso, Ave-Maria e Glória.
Agradecemos por ler até aqui!
Salve Maria!