A aparição ocorreu em 1830, em Paris na França.
Nossa Senhora das Graças, como também pode ser chamada, apareceu a noviça Santa Catarina Labouré, enquanto estava na Congregação de São Vicente de Paulo.
São Vicente de Paulo
Já na Congregação,Santa Catarina antes de ter as aparições de Nossa Senhora, via frequentemente Jesus na Eucaristia. Teve uma visão do coração de São Vicente e também teve um sonho com São Vicente de Paulo que indicou e confirmou sua vocação religiosa.
Então, um dia antes da aparição, Catarina recebeu um roquete de linho de São Vicente, ela cortou e engoliu. Com o pensamento de que São Vicente obteria a graça para ela contemplar a Santíssima Virgem, pois tinha um grande desejo de vê-la.
Então, onze e meia da noite foi acordada por um menino que aparentava ter cinco anos e todo de branco. O menino pediu para Catarina o acompanhar a capela, porque a Virgem Santíssima a esperava. Chegando na capela que estava toda iluminada, com as velas acesas, a Santíssima Virgem não havia chego. Então Catarina ficou esperando um bom tempo, até que.......
Até que Santa Catarina ouve um ruído, como um frufru de um vestido de seda, vindo do alto da galeria e A Virgem vem se sentar na cadeira do Padre Diretor. Então o menino alertou:
"Eis a Santíssima Virgem"
E Catarina na dúvida se Ela era Nossa Senhora, o menino não mais com a voz infantil, falou com uma voz mais grossa: "Eis a Santíssima Virgem"
Depois que o menino disse isso, Catarina deu um salto para junto Dela, apoiando sua mãos nos joelhos de Nossa Senhora.
Os recados
Nesse momento Nossa Senhora começa a conversar com Catarina, dizendo que ela iria sofrer muito, seria incompreendida, mas para ela não desanimar pois faria tudo isso para Glória de Deus. Nossa Senhora também faz profecias que o Trono da França será derrubado, irá vir males de todos os tipos para o mundo. Porém Nossa Senhora disse:
“Venha aos pés deste altar. Aqui, as graças serão dadas a todos que pedirem com confiança e fervor”
E realmente tudo isso aconteceu, derrubaram o Rei Carlos X, vieram manifestações anticlericais ( igrejas profanadas, comunidades religiosas invadidas, sacerdotes perseguidos).
Virgem Santíssima aparece novamente à Catarina na mesma Capela, durante sua meditação. Ela vê dois quadros, nos quais a Virgem estava de pé sobre meio globo terrestre, esmagando uma serpente com seus pés. No primeiro quadro, a Virgem tinha consigo um pequeno globo dourado em suas mãos, com uma cruz que subia aos céus. Catarina ouve:
“Esta esfera representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular”.
Então Nossa Senhora disse:
“Estes raios são o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que mais pedem”.
“Os anéis dos quais não partem os raios, simbolizam as graças que se esquecem de me pedir”.
Jaculatória:
Depois formou-se um quadro, um pouco oval em torno de Nossa Senhora, que estavam escritas estas palavras:
"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós "
"É o que dá um “certificado de garantia” a aparição é essa jaculatória que Nossa Senhora apresentou na visão. A qualificação “Concebida sem pecado”, referente à Virgem Maria, ainda não era mencionada na época nem nas orações, nem nos escritos sobre Nossa Senhora. É verdade que os cristãos sempre acreditaram nessa verdade desde o começo da Igreja. Isso, porém, não tinha sido afirmado num dogma." Só seria proclamado esse dogma pelo Papa Pio IX 24 anos depois.
O Pedido de Nossa Senhora :
" Fazei cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxeram, com devoção, hão de receber muitas graças”.
Até distribuir a Medalha, ocorreram alguns impasses, pois o confessor não acreditava muito em Catarina, mas depois com o tempo, levou a causa ao Arcebispo e este disse que não via nenhuma objeção para que a medalha fosse cunhada, já que não estava contrária a fé católica.
Nossa Senhora apareceu como na visão anterior, enquanto Catarina meditava. Quando ouvia o som característico do "frufru" sabia que Nossa Senhora estava vindo. E a Virgem aparece com um Globo e oferecia esse Globo a Nosso Senhor.
Enquanto isso Catarina ouvia a voz de Jesus que dizia:
"Estes raios são símbolo das graças que a Santíssima Virgem obtém para as pessoas que Lhas pedem"
Foi a última vez que viu Nossa Senhora
" Minha filha doravante não me verás mais, porém ouvirás minha voz durante tuas orações"
Mas ouvir a voz de Nossa Senhora já tá ótimo, pra nós pobres mortais que não ouvimos nada hahahah, Santa Catarina tá no lucro.
Milagres
Em junho de 1832 foi quando ele recebeu o primeiro lote de 2.000 medalhas. Inicialmente, visto que a Virgem Maria havia prometido muitas graças aos que a levassem consigo, a medalha se chamou “A Medalha de Nossa Senhora das Graças”.
Logo Filhas da Caridade começaram a distribuir estas 2.000 medalhas. Aumentaram as curas, assim como a proteção contra a enfermidade e também as conversões. Foi algo espantoso! As pessoas de Paris logo começaram a referir-se à medalha como “a Medalha Milagrosa” ao invés de “a Medalha de Nossa Senhora das Graças”. Calcula-se que até o momento da morte da Irmã Catarina Labouré, em 1876, haviam sido distribuídas mais de 1 bilhão de medalhas.
A mensagem de Nossa Senhora das Graças é: "Venha com confiança ao Sacrário." Nossa Senhora coloca o Santíssimo Sacramento como o lugar onde nós devemos recorrer. Na primeira aparição Nossa Senhora disse: "Quando tudo parecer perdido lá Eu estarei convosco"
Reconhecimento da Igreja
O Arcebispo de Paris, Monsenhor de Quélen, ordenou um inquérito oficial sobre a origem e os efeitos da Medalha da Rue de Bac. Deste, conclui-se “A rápida propagação, o grande número de medalhas cunhadas e distribuídas, os admiráveis benefícios e as graças singulares obtidas parecem sinais do Céu, que confirmam a realidade das aparições, a veracidade das narrativas da vidente e a difusão da medalha.”
Em 1846, em Roma, após a conversão de Afonso Rastisbonne (referente a aparição de Nossa Senhora do Sion), o Papa Gregório XVI confirmou as conclusões do Arcebispo de Paris.
Quando o agente funerário cortou a tampa do caixão chumbado e retirou-a e quando o médico suspendeu o pano que cobria o corpo, seus restos foram encontrados perfeitamente intactos. Uma testemunha escreveu:
"As mãos haviam deslizado para o lado, mas estavam brancas e em seu aspecto natural. O cordão do rosário havia apodrecido e as contas haviam se desprendido no caixão. A pele do rosto tinha a aparência levemente estriada, mas estava inteira. Os olhos e a boca estavam fechados."
Até hoje a ciência não conseguiu explicar tal fato.
Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, por Vos ter ofendido e pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o inferno. Proponho, firmemente, com o auxílio de Vossa divina graça e pela poderosa intercessão de Vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Assim seja.
Súplica a Nossa Senhora – Para todos os dias depois da meditação.
Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante essa oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.
Rezar três Ave-Marias.
Jaculatória: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, caridade, obediência, castidade, santa pureza de coração, de corpo e espírito; alcançai-me a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça) que peço com toda a confiança. Amém.
1º dia – Primeira aparição
Contemplemos a Virgem Imaculada em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça, guiada por seu Anjo da Guarda, é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes como Santa Catarina se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delícias do Paraíso se nos privarmos dos gozos terrenos.
2º dia – Lágrimas de Maria
Contemplemos Maria chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o coração de seu Filho seria ultrajado na cruz, escarnecido, e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participemos do fruto de suas lágrimas.
3º dia – Proteção de Maria
Contemplemos Nossa Imaculada Mãe, dizendo, em suas aparições, a Santa Catarina: “Eu mesma estarei convosco: não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças”. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.
4º dia – Segunda aparição
Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal. Nessa aparição, vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor.
5º dia – As mãos de Maria
Contemplemos, hoje, Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos. “Estes raios, disse Ela, são a figura das graças “que derramo sobre todos aqueles que mas pedem e aos que trazem com fé a minha medalha”. Não desperdicemos tantas graças! Peçamos, com fervor, humildade e perseverança, pois Maria Imaculada nos alcançará.
6º dia – Terceira aparição
Contemplemos Maria aparecendo a Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, mandando cunhar uma medalha e prometendo muitas graças a todos que a trouxerem com devoção e amor. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha, pois, como um escudo, ela nos protegerá dos perigos.
7º dia – Súplica
Ó Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refúgio e asilo nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.
8º dia – Súplica
Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei com que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem e abrasem meu coração, vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.
9º dia – Súplica
Ó Mãe Imaculada, fazei com que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e conduza-me à vida eterna.
Neste altar está hoje a cadeira que teria sido usada por Nossa Senhora na primeira aparição. É chamado de altar das aparições pois teria sido o altar mostrado pela Virgem como o local onde as graças seriam dadas às pessoas. Além da cadeira, nesse altar há também o relicário com o coração de São Vicente e uma imagem do Santo.
"Eu vos saúdo, ó Maria, cheia de graça! Das vossas mãos voltadas para o mundo as graças chovem sobre nós. Nossa Senhora das Graças, vós sabeis quais as graças que são mais necessárias para nós. Mas eu vos peço, de maneira especial, que me concedas esta que vos peço com todo o fervor de minha alma (faça o seu pedido). Jesus é Todo-Poderoso e vós sois a Mãe Dele; por isto, Nossa Senhora das Graças, confio e espero alcançar o que vos peço. Amém."
Salve Maria!
Agradecemos por ler até aqui.