A aparição ocorreu na Lituânia.
Contexto histórico: A Lituânia foi o último país da Europa a se tornar católico e tinham uma grande devoção a Virgem Maria. Porém quando o protestantismo chega a Lituânia, A Virgem aparece chorando na cidade de Siluva em 1608.
Esta foi a primeira aparição de Nossa Senhora na Europa.
Panorama da cidade de Siluva. Ao fundo se vê a Basilica e na frente a capela de aparição
Na pequena cidade de Siluva na Lituânia, Pertas Gedgauskas mandou construir a primeira igreja dedicada ao nascimento de Maria. Porém 40 anos depois um incêndio acontece e a Igreja é reconstruída, em cima do altar é colocado um bonito quadro de Nossa Senhora com o Menino Jesus trazido de Roma. Acreditavam que este quadro era milagroso, pois tamanha era a devoção e as graças alcançadas por intermédio de Virgem Santíssima.
Em quanto a Igreja de Nossa Senhora continuava “de pé”, apesar das heresias protestantes na Europa, os devotos e peregrinos continuavam indo a Igreja. Porém a Igreja pega fogo novamente e os católicos devido a forte influência calvinista acreditavam que a igreja da Virgem Maria não seria mais reconstruída e é tomada pelos calvinistas.
O padre daquela Igreja escondeu tudo, cálices, paramentos e o quadro de Nossa Senhora e os enterrou próximo a uma grande pedra no local aonde ficava a Igreja. Tudo levava a crer que o catolicismo acabaria, mas......
Jovens pastores estavam cuidando de um rebanho naquela mesma terra aonde era a igreja de dedicada a Nossa Senhora. E quando olham para uma grande pedra que lá havia, uma jovem e linda senhora aparece com um menino no colo. Ela tinha cabelos ao vento, estava toda arrumada mas em silêncio chorava profundamente. As crianças assustadas não perguntaram nada. Voltando para casa contaram a seus pais. A notícia se espalhou chegando aos ouvidos do Pastor calvinista que zombou de toda situação.
No dia seguinte um grande número de pessoas da cidade foram ao local da aparição. O Pastor foi ao local e ao chegar lá disse: “ Se alguém apareceu, então provavelmente era uma tentação do diabo."
E nesse momento a bela mulher aparece outra vez chorando em cima de uma pedra. Muito assustado o próprio Pastor pergunta a mulher: “Senhora porque choras?” e ela responde: ”Choro porque neste lugar aonde meu filho era glorificado e meu nome era venerado agora se planta e se colhe” e então desaparece.
E nesse momento a bela mulher aparece outra vez chorando em cima de uma pedra. Muito assustado o próprio Pastor pergunta a mulher: “Senhora porque choras?” e ela responde: ”Choro porque neste lugar aonde meu filho era glorificado e meu nome era venerado agora se planta e se colhe” e então desaparece. Porém a notícia da aparição se espalhou por toda a Lituânia chamando a atenção do Bispo da região. E ele designa o padre Jonas Kazakevicius para tirar as dúvidas e esclarecer o caso. O testemunho de um velhinho foi fundamental para o caso, ele era cego e milagrosamente foi curado quando chegou na Igreja dedicada a Nossa Senhora (este foi o primeiro milagre após a aparição). Este velhinho sabia onde o padre tinha enterrado os documentos e o quadro de Nossa Senhora.
A grande descoberta
O Padre achou a baú enterrado com o quadro e os documentos comprovando a doação das terras à Igreja Católica. Depois de entrar na justiça e ganhar, o Kazakevicius afasta os protestantes de lá e torna-se pároco da cidade. A igreja foi outra vez reerguida e o quadro de Nossa Senhora volta a enfeitar o altar para a alegria dos fiéis que aos poucos voltam ao catolicismo. E que a partir dessa aparição voltemos nosso olhar a seu filho Jesus que é o Nosso Salvador.
Salve Maria!!!
Agradecemos por ler até aqui.